O QUE É RPG?

O RPG (Role Playing Game) é o jogo criado nos anos 70, nos Estados Unidos. Inicialmente a proposta surge quando um grupo de jogadores, durante um jogo de tabuleiro, decide interpretar os personagens, além de apenas comandar suas ações. Dessa forma os participantes interagem nesse teatro verbal como atores principais do jogo.

O jogo acontece de 2 (duas) à 6 (seis) pessoas onde um dos participantes do grupo será o mestre ou narrador, enquanto os outros jogadores criam um personagem de acordo com o cenário e tema do jogo.
O narrador irá contar uma história, onde os personagens criados pelos jogadores poderão interagir e influenciar a narrativa do mestre, interpretando seus personagens, como um teatro sem script.

O objetivo dos jogadores é desenvolver um bom trabalho em grupo para sobrepujar as adversidades impostas pelo mestre, onde sobressai quem for mais criativo ou aquele que interpretar melhor seu personagem.

Através do jogo é possível estimular e desenvolver as capacidades mentais e socioculturais como: raciocínio lógico, comunicação interpessoal, contextualização, trabalho em grupo, estímulo à leitura e arte, senso crítico, interação cultural, autonomia do sujeito e do mundo de acordo com as situações propostas no jogo.

Caderno do RPG Ferramenta Alternativa

Caderno do RPG Ferramenta Alternativa
Clica na imagem para fazer Download

sábado, 15 de dezembro de 2012

Encontro de RPG do dia 15/12: Encerramento pelo Programa VAI

Salve leitores


No dia 15 de Dezembro de 2012, ocorreu o encerramento do projeto RPG Ferramenta Alternativa pelo programa VAI. Mas serás que a oficina de RPG acabou???... Confiram. 




O evento ocorreu na biblioteca Rubens Borba de Moraes em Ermelino Matarazzo. O encontro conseguiu reunir interessados, com fome do desconhecido.


Mestre Adilson começou com uma rápida explicação do que são os jogos de RPG, as práticas e seus matérias. E também apresentou através de slides, o que o projeto Ferramenta Alternativa construiu.

O slide esta disponivel para download aqui.


O evento também foi uma oportunidade para apresentar o Caderno do RPG Ferramenta Alternativa, que demonstra as histórias dos participantes da oficina na biblioteca. Caso você não tenha o caderno, pode baixar em PDF aqui.


Não acaba por ai, tivemos uma participação especial do mestre Adriano que tem a especialidade no jogo Vampiro a Mascará. Após explicar sobre o jogo, ele realizou uma dinâmica para os participantes sentirem o que é RPG.



Encerramos os seis meses de projeto ressaltando a importância de atrair novos participantes para as práticas de RPG e os benefícios que podem gerar para nossa sociedade.

Mesmo concluindo (temporariamente talvez) nossa parceria com o VAI, as oficinas não RPG continuaram. Além da biblioteca Rubens B.A. de Moraes, estamos pesquisando outros lugares e contando novas parcerias para continuamos ensinando as práticas de RPG que estamos informando aqui nesse blog, para todos os interessados, para quem sabe algum dia, podermos fazer a diferença.

Concluímos o evento com a mensagem:

"O RPG vai continuar, ainda há esperança"!!!!!



Fotografa: Fernanda Mazete


Nenhum comentário:

Postar um comentário