O QUE É RPG?

O RPG (Role Playing Game) é o jogo criado nos anos 70, nos Estados Unidos. Inicialmente a proposta surge quando um grupo de jogadores, durante um jogo de tabuleiro, decide interpretar os personagens, além de apenas comandar suas ações. Dessa forma os participantes interagem nesse teatro verbal como atores principais do jogo.

O jogo acontece de 2 (duas) à 6 (seis) pessoas onde um dos participantes do grupo será o mestre ou narrador, enquanto os outros jogadores criam um personagem de acordo com o cenário e tema do jogo.
O narrador irá contar uma história, onde os personagens criados pelos jogadores poderão interagir e influenciar a narrativa do mestre, interpretando seus personagens, como um teatro sem script.

O objetivo dos jogadores é desenvolver um bom trabalho em grupo para sobrepujar as adversidades impostas pelo mestre, onde sobressai quem for mais criativo ou aquele que interpretar melhor seu personagem.

Através do jogo é possível estimular e desenvolver as capacidades mentais e socioculturais como: raciocínio lógico, comunicação interpessoal, contextualização, trabalho em grupo, estímulo à leitura e arte, senso crítico, interação cultural, autonomia do sujeito e do mundo de acordo com as situações propostas no jogo.

Caderno do RPG Ferramenta Alternativa

Caderno do RPG Ferramenta Alternativa
Clica na imagem para fazer Download

sexta-feira, 15 de junho de 2012

BLOG RPG FERRAMENTA ALTERNATIVA

Sejam bem vindos  leitores ao novo blog de RPG!
Com o apoio do programa VAI - Valorização de Iniciativas Culturais -, o blog servirá de divulgação para as atividades desenvolvidas no projeto "RPG FERRAMENTA ALTERNATIVA PARA PRÁTICAS CULTURAIS".
Todas as atividades desenvolvidas, como: Palestras, reflexões, debates sociais, criação de personagem, desenvolvimento da aventura, a produção criativa do projeto (ou de outros grupos de RPG interessados) serão postadas e divulgadas neste blog, de modo que os participantes e visitantes tenham ciência sobre o progresso do indivíduo nos trabalhos executados.

Qual a importância desse blog?

Há anos, a demanda de jogadores de RPG vem aumentando, porém devido a falta de espaço, pouco  apoio e orientação, esse público e os possíveis interessados são prejudicados. O blog rpg-fa (Ferramenta Alternativa) propõe a divulgação e a exposição dos trabalhos dos talentosos e criativos jogadores de RPG, em um espaço onde se possa divulgar essas atividades para a comunidade, aumentando a chance de inclusão social desses jogos culturais.

Sejam bem vindos ao RPG Ferramenta Alternativa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário